Expectativas...
Quais as expectativas que o professor
tem referente a aprendizagem dos alunos?
O que os alunos já sabem?
O que aprenderam?
Essas são as perguntas que devemos sempre fazer,
antes de iniciar nosso trabalho.
Agora com a BNCC, ficou muito mais fácil fazer
uma lista das expectativas.
Se o professor irá trabalhar com uma turma de 1º ano,
o mesmo poderá recorrer a BNCC e verificar quais habilidades "mínimas" que as crianças da educação infantil obtiveram no ano anterior para entrar no 1º ano.
Se for um 2º, 3º, 4º ou 5º ano o professor poderá
recorrer ao planejamento anual
e anotações do professor anterior.
Fazer esta lista de expectativas é fundamental
para termos um norte na nossa caminhada.
Exemplo:
ALGUMAS EXPECTATIVAS REFERENTE A DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA,
PARA OS ALUNOS QUE ESTÃO INICIANDO NO 2º ANO E JÁ FREQUENTARAM O 1º ANO:
Isso é o mínimo que o aluno deverá saber ao iniciar o ano letivo.
Lembre-se, já no inicio e o mínimo
EXPECTATIVAS:
1. Lê e escreve seu nome e sobrenome.
2.
Identifica no alfabeto, as letras do próprio nome e demais letras.
3.
Escreve palavras do contexto em estudo com algum sentido.
4. Completa
palavras com apoio de desenhos, cuja lacuna inicial corresponde à sílaba
simples.
5.
Identifica início, meio e fim de uma história ouvida.
6.
Escreve pequenas frases a partir de uma figura.
7.
Ilustra frases ou pequenos textos.
8.
Completa em seqüência as letras do alfabeto.
|
CONTEÚDOS:
1.
Nome próprio.
2.
Alfabeto (código simbólico).
3.
Narração dos fatos.
4.
Compreensão das informações.
5. Letras, sílabas e palavras.
6.
Palavras simples.
7. Pequenas frases.
8. Interpretação através de desenhos.
|
EXPECTATIVAS NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA:
EXPECTATIVAS:
1.
Conta objetos e registra quantidades de objetos de uma coleção.
2.
Representa, conta, lê e registra quantidades através de desenhos e números até
100.
3.
Soma e subtrai os termos até 50.
4.
Reconhece antecessor e sucessor de um número até 100.
5.
Completa uma seqüência numérica até 100.
6.
Resolve situações problemas utilizando-se de estratégias próprias.
7. Localiza
objetos ou pessoas entre duas referencias.
|
CONTEÚDOS:
1.
Contagem e numeração.
2.
Leitura e escrita dos números.
3.
Antecessor e sucessor.
4.
Números naturais.
5.
Adição e subtração.
6. Situação problema.
7. Localização.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário