quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

Expectativas


Expectativas...

Quais as expectativas que o professor 
tem referente a aprendizagem dos alunos?
O que os alunos já sabem?
O que aprenderam?
Essas são as perguntas que devemos sempre fazer, 
antes de iniciar nosso trabalho.

Agora com a BNCC, ficou muito mais fácil fazer 
uma lista das  expectativas.

Se o professor irá trabalhar com uma turma de 1º ano, 
o mesmo poderá recorrer a BNCC e verificar quais habilidades "mínimas" que as crianças da educação infantil obtiveram no ano anterior para entrar no 1º ano.

Se for um 2º, 3º, 4º ou 5º ano o professor poderá 
recorrer ao planejamento anual 
e anotações do professor anterior.

Fazer esta lista de expectativas é fundamental 
para termos um norte na nossa caminhada.

Exemplo:


ALGUMAS EXPECTATIVAS REFERENTE A DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA, 
PARA OS ALUNOS QUE ESTÃO INICIANDO NO 2º ANO E JÁ FREQUENTARAM O 1º ANO:

Isso é o mínimo que o aluno deverá saber ao iniciar o ano letivo.
Lembre-se, já no inicio e o mínimo


EXPECTATIVAS:

1. Lê e escreve seu nome e sobrenome.

2. Identifica no alfabeto, as letras do próprio nome e demais letras.

3. Escreve palavras do contexto em estudo com algum sentido.

4. Completa palavras com apoio de desenhos, cuja lacuna inicial corresponde à sílaba simples.

5. Identifica início, meio e fim de uma história ouvida.

6. Escreve pequenas frases a partir de uma figura.

7. Ilustra frases ou pequenos textos.

8. Completa em seqüência as letras do alfabeto.

CONTEÚDOS:

1. Nome próprio.

2. Alfabeto (código simbólico).

3. Narração dos fatos.

4. Compreensão das informações.

5. Letras, sílabas e palavras.

6. Palavras simples.

7. Pequenas frases.

8. Interpretação através de desenhos.




EXPECTATIVAS NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA:



EXPECTATIVAS:

1. Conta objetos e registra quantidades de objetos de uma coleção.

2. Representa, conta, lê e registra quantidades através de desenhos e números até 100.

3. Soma e subtrai os termos até 50.

4. Reconhece antecessor e sucessor de um número até 100.

5. Completa uma seqüência numérica até 100.

6. Resolve situações problemas utilizando-se de estratégias próprias.

7. Localiza objetos ou pessoas entre duas referencias.

CONTEÚDOS:

1. Contagem e numeração.

2. Leitura e escrita dos números.

3. Antecessor e sucessor.

4. Números naturais.

5. Adição e subtração.

6. Situação problema.

7. Localização.



Nenhum comentário:

Postar um comentário